O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), único órgão habilitado a conceder registro de patentes no Brasil, terá posto instalado no Parque Tecnológico da Bahia. A iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) pretende estimular as empresas e os inventores a registrarem suas patentes.

O Inpi é responsável pelo registro e concessão de marcas, patentes, desenho industrial, transferência de tecnologia, indicação geográfica, programa de computador e topografia de circuito integrado no território brasileiro.

O posto, em instalação no Tecnocentro, prédio central do Parque Tecnológico, será estratégico para aproximar as empresas instaladas e seus inventores da cultura da propriedade intelectual e orientar para o registro das patentes.

“Estamos convencidos da importância estratégica dessa parceria para o aumento da sensibilização e capacitação dos principais atores do Sistema de Propriedade Industrial e de Inovação da Bahia” afirma o presidente do Inpi, Jorge de Paula Avila.

Capacitação

As empresas instaladas no prédio, os empreendedores e os inventores receberão capacitação, atendimento e orientações para o uso do sistema de propriedade intelectual e de transferência de tecnologia. Além disso, serão oferecidos cursos e palestras exclusivas para o avanço do conhecimento.

O secretário Paulo Câmera acredita que por meio do desenvolvimento dessas ações será possível aumentar o número dos pedidos de patentes, marcas e registros de software, contribuindo para o avanço tecnológico do estado.

O escritório funcionará como uma central de atendimento ao público em geral para esclarecimento de dúvidas voltadas aos sistemas eletrônicos do Inpi (e-patentes e e-marcas), realização de buscas gratuitas nos sistemas e orientação dos usuários em relação aos pareceres, prazos e taxas.