O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) inaugura nesta sexta-feira (19), às 19h, a exposição ‘Sensorium: do mar para o rio. Arte, Ciência e Tecnologia’. A mostra reúne as obras resultantes do projeto de cultura digital de mesmo nome, que interagiu com o meio ambiente e pessoas de Salvador e de Cachoeira, a partir da criação de um dispositivo artístico-sensorial. 

O projeto ‘Sensorium: do mar para o rio’, coordenador por Karla Brunet, foi contemplado pelo edital Culturas Digitais 2012, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Assessoria Especial em Culturas Digitais e Juventude.

Com curadoria de Karla Brunet e Danillo Barata, a exposição é um relato de viagem, das intervenções feitas, do trajeto percorrido do mar para o rio entre a capital e a cidade do Recôncavo, em busca de comunicar as sensações vividas durante o trabalho. A visitação, gratuita, poderá ser feita até o dia 28 deste mês, de terça a sexta-feira, das 13 às 19h e sábado e domingo, das 14 às 19h.

A realização do projeto é no Grupo Ecoarte, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/Ufba), que, desde 2009, trabalha com arte e tecnologia, tendo o mar como objeto de estudo e a cartografia como inquietação artística. Agora, com ‘Sensorium’, o mapeamento, o meio ambiente e a água permanecem, desta vez, chegando às águas doces do rio.

“Queremos lograr a compreensão dos conteúdos e reflexão sobre cuidado com o meio ambiente, a sensibilidade dos visitantes, fazê-los sentir-se parte, construir uma ponte entre a cidade, o mar, o rio e cada uma das pessoas que visitem a exposição. Vamos exibir os espaços emotivos, saudades e amor pelos lugares”, afirmam os curadores.

Debate

No sábado, Karla Brunet e equipe da ‘Sensorium’ participam de um debate no Cinema do MAM, às 16h. O encontro é gratuito, aberto ao público e vai promover o diálogo entre os participantes e os convidados sobre o processo de desenvolvimento da exposição.