Fitas do Senhor do Bonfim, a figura de Irmã Dulce e as baianas tipicamente caracterizadas são os ícones da cultura baiana mais procurados por cerca de quatro mil pessoas que circulam diariamente pelo estande da Bahiatursa na ‘ExpoCatólica – Bote Fé Brasil’, que acontece até esta sexta-feira (26) no Riocentro, no Rio de Janeiro, em paralelo à Jornada Mundial da Juventude.

Segundo o coordenador de Turismo Religioso da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), José Carlos Oliveira, um interesse muito grande também se tem observado pela água dos milagres de Nossa Senhora das Candeias, que tem o ponto alto dos festejos em seu louvor no dia 2 de fevereiro, com a presença dos romeiros na cidade do Recôncavo. “As pessoas que visitam o estande da Bahiatursa manifestam surpresa ao descobrir que a Bahia dispõe de um grande número de roteiros para a peregrinação, oração e troca cultural”, afirma José Carlos.

Da devoção a Bom Jesus da Lapa às aparições de Nossa Senhora a Pedro Régis em Anguera, município do semiárido baiano, que atrai anualmente milhares de fiéis católicos à Fazenda Malhada Nova, tudo parece uma grande admiração aos olhos dos visitantes.

Vídeos

Brasileira de Aracaju, missionária há quatro anos em Macau, da congregação franciscana de Nossa Senhora, a irmã Maria das Virgens foi com um grupo de dez pessoas da região colonizada pelos portugueses, sob a administração da China desde 1999. Para ela, que assistiu ao vídeo sobre a festa de Santa Bárbara, a religião serve para religar aquilo que é bom ao que as pessoas veem como negativo. "Há uma mistura, um sincretismo e a liberdade religiosa sem divisão", afirmou, lembrando das dificuldades de evangelizar na China.

O cantor Dielson Lopes, que fez um show concorrido no estande do Mundo Novo, ao lado da equipe da Bahiatursa, também assistiu aos filmes sobre as festas religiosas de Salvador e ficou encantado com o que chamou de uma amostra muito rica da fé do povo baiano e do que a Bahia tem de valioso. "É uma expressão de brasilidade fantástica. Eu só fico feliz em fazer parte desse povo brasileiro e queria muito poder estar com vocês lá para fazer o nosso show, mostrando um pouco do pão de queijo e da goiabada do mineiro e comer o acarajé da Bahia", disse o cantor.

Para o prefeito do município de Anchieta (ES), Marcus Vinicius Doelinger Assad, o Brasil carece um pouco desse acervo religioso e cultural mostrado pela Bahia. "Por ser uma feira que atingiu o patamar mundial, com a Jornada Mundial da Juventude, o que estados como a Bahia estão fazendo, na ExpoCatólica, é muito importante para divulgar os municípios com expressividade religiosa. Assisti ao vídeo de Santa Bárbara, achei fantástico, mostrou a força e a crença que a santa transmite ao povo".

Eleita Miss Maturidade do Estado do Rio de Janeiro este ano, Marilice Carrer circulou com a faixa por vários estandes e parou não apenas para conversar e tirar fotos, mas falar sobre seu encantamento com a Bahia e as baianas. "Vocês estão de parabéns por divulgar várias cidades onde o turismo religioso é forte, Isso é muito importante para o Brasil e o mundo e principalmente porque vai reverter para o próprio estado".

Clique aqui e confira fotos do estande da Bahia na ExpoCatólica.