A primeira Copa Cosisal de futebol sub – 17, que reúne 22 equipes de diversas cidades da região do sisal, começou no último domingo, com a abertura no estádio municipal de Candeal, entre a equipe da casa e Conceição do Coité, com vitória do time visitante por 1 a 0. Outras nove partidas ocorreram pela primeira rodada do certame. A competição é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com apoio das prefeituras que sediam os jogos.

Na cerimônia antes da partida, o coordenador de Excelência Esportiva da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), Sinval Vieira, valorizou a competição e destacou a importância do fomento ao esporte na Bahia. "O esporte é saúde, educação e lazer. Temos que continuar fomentando o esporte para que os jovens tenham mais oportunidades na vida".

Inclusão social

A Copa Cosisal tem o objetivo de gerar inclusão social e fortalecer o esporte baiano, significando a oportunidade do primeiro emprego para muitos jovens. A partida que irá decidir o campeão do torneio está prevista para acontecer no dia 15 dezembro. Nesta primeira fase todas as equipes farão jogos de ida e volta dentro da mesma chave, classificando as duas melhores de cada chave, assim determinadas pelos critérios de índices técnicos.