A segunda semana da 15ª edição do projeto Quarta que Dança, promovido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), chega nesta quarta (7) a Lauro de Freitas e Valença, dois dos 11 municípios beneficiados com a iniciativa, este ano, além da capital. Todas as sessões são gratuitas.

A programação reúne sete trabalhos nas quatro categorias envolvidas no projeto – espetáculos, intervenções urbanas, danças de rua e trabalhos em processo de criação. Em Salvador, serão cinco atrações, começando com a intervenção urbana ‘Índio Boca Azul’, da Liga do Corpo, que se depara com os transeuntes da Estação da Lapa, às 10h.

Também surpreendendo quem passar pelas ruas, outra intervenção urbana – ‘Tentáculos’, do Núcleo Vagapara, vai percorrer o percurso entre o Mercado do Peixe e a Praia do Buracão, no Rio Vermelho, a partir das 16h.

O Espaço Cultural Alagados recebe, às 19h, uma dobradinha de apresentações, com dois trabalhos em processo de criação – ‘70porcento (ou Studying Water)’, de Neemias Santana, e ‘A Coisa ou a Pessoa’, de Melissa Figueiredo.

Pesquisas

Nesta categoria, o público acompanha o andamento de processos criativos na concepção de novas obras, dando espaço para o desenvolvimento de pesquisas artísticas em dança, o que ocorre também via bate-papo posterior às sessões. Os debates são acompanhados por um profissional convidado da área, que participa das apresentações públicas e dá suporte ao processo de construção da coreografia.

Fecha a programação na capital, o espetáculo Portas, de Victor Hugo, no Centro Cultural Plataforma, às 20h. No mesmo horário, o Cine-Teatro Lauro de Freitas, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, estreia no projeto, com o espetáculo ‘Umbigo’, de Dejalmir Melo. No baixo sul da Bahia, no município de Valença, a dança de rua ‘Pout-Pourri’, de Marvan Carlos, artista do próprio local, ocupa a Praça da República, às 16h30. A programação completa pode ser consultada aqui.