Aproximadamente 250 agricultores familiares do município de Jaguarari, no norte do estado, receberam os cartões do Programa Garantia Safra, com o qual terão acesso ao benefício social, referente à safra de verão 2012/2013, no valor de R$ 700. O valor será dividido em cinco parcelas de R$ 140 reais.

“Não consegui colher nada por causa da falta de chuva. Este dinheiro, que chegou em boa hora, vai me ajudar a alimentar meus filhos e comprar um pouco de sementes para plantar na próxima safra”, afirmou Lilian Maria Silva Pereira, moradora da comunidade de Flamengo.

A primeira parcela do benefício, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrícola (MDA), estará disponível a partir desta sexta-feira (9) e pode ser retirada em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas.

Segundo o técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento (EBDA) que acompanhou a entrega dos cartões na quarta-feira (7), Jaguarari está, de acordo com o MDA, na região 1, caracterizada pelo plantio na safra de verão. “Com a falta de chuvas, os agricultores familiares perderam o que plantaram, e, desta maneira, têm no beneficio uma forma de sobreviver e de recomeçar”.

Pronaf

O programa tem o propósito de garantir renda mínima aos agricultores familiares que foram atingidos por situações de calamidade ou emergência, referente a períodos de longa estiagem ou de excesso de chuvas.

Para ter acesso ao benefício, precisam pertencer ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), não ter renda familiar superior a um salário mínimo e meio, não possuir área de plantio superior a 10 hectares e ter feito a sua adesão antes ao plantio.