A cidade de Feira de Santana ganhará o roteiro turístico ‘Caminhos de Maria Quitéria – A Heroína’. O novo produto é resultado de uma parceria do município com empresários da região e foi lançado nesta sexta-feira (16), durante encontro promovido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), no espaço Villa Gorumet, na cidade.

O novo roteiro turístico, que poderá ser percorrido em dois dias e meio, recebeu o nome de Maria Quitéria em homenagem à figura da heroína, que teve grande participação na luta pela independência da Bahia. O investimento no novo destino visa movimentar o turismo na região de Feira de Santana e transformá-lo em roteiro oficial.

Chamada de Princesa do Sertão, a cidade está localizada entre a costa e o sertão da Bahia, a 108 quilômetros de Salvador. É a segunda maior cidade do estado e, por possuir o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste, atrai pessoas de todas as partes do país, ligando a Bahia aos principais centros comerciais do Brasil.

Programação

Saída de Salvador com destino a Feira de Santana. Na chegada, haverá visita ao Observatório Antares, Museu Casa do Sertão, Museu Parque do Saber, Igreja Senhor dos Passos, Mercado de Arte, parada para almoço. Após o almoço, visita à Igreja da Matriz, Museu Regional de Arte (Cuca) e Feiraguai. Retorno ao hotel no fim da tarde. Noite livre.

O segundo dia começa com visita ao Casarão Fróes da Mota e ao setor de artesanato do Centro de Abastecimento, seguindo para o ponto turístico náutico Maria Quitéria. Depois, os visitantes fazem um passeio de catamarã, onde haverá almoço, com destino ao Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu. À tarde, o destino será a cidade de Cachoeira, com visitação à Irmandade da Boa Morte e Convento Nossa Senhora do Carmo.

No último dia, o grupo sai de Salvador, chegando a Feira de Santana para visitas ao Mercado de Arte, Igreja Senhor dos Passos, Centro de Abastecimento, Igreja da Matriz, Museu Regional de Arte (Cuca), ponto turístico náutico Maria Quitéria e almoço na marina. Após o almoço, o destino será a cidade de Cachoeira, com visita à ponte D. Pedro II e Convento Nossa Senhora do Carmo. Retorno a Salvador.

Homenagem

Nascida no sítio do Licorizeiro, no arraial de São José de Itapororocas, hoje Feira de Santana, Maria Quitéria combateu ao lado das tropas do Batalhão dos Voluntários do Príncipe, chamado de Batalhão dos Periquitos, disfarçada de homem, já que não conseguiu permissão para se alistar no Exército.

Descoberta pelo pai, ela obteve permissão para combater e, no dia 2 de julho de 1823, quando o Exército entrou em Salvador, foi saudada e homenageada pela população, tornando-se exemplo de bravura nos campos de batalha.