Ainda criança, Adla Oliveira, hoje com 23 anos, teve 90% do corpo queimado. Mas encontrou no karatê e no apoio do mestre Adilson Charles, a motivação para enfrentar o trauma provocado pelo acidente e viver uma nova vida. No último domingo (25), ela teve o seu esforço pessoal recompensado ao conquistar o título de campeã baiana de karatê individual e o de vice por equipe no campeonato baiano da modalidade realizado no Ginásio do Sesc-Senac, no Aquidabã, em Salvador.

A competição promovida pela Federação Baiana de Integração de Estilos de Karatê teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O mestre Waldir Silva Filho, 7º Dan e presidente da Federação, afirmou que “Adla é uma prova de como o esporte pode ajudar na superação de muitos problemas”. Outra vitória também muito comemorada foi a de Adalmir Lopes, 43, faixa preta, campeão adulto Master.

“Trata-se de um atleta paraolímpico. Este foi o primeiro título oficial por ele consagrado. No karatê, não existe a categoria paraolímpico e, neste campeonato, mostramos o nosso pioneirismo com a participação de nove atletas”, enfatizou mestre Waldir.

O atleta Adalmir realiza um trabalho social com crianças no Bairro do Pau da Lima. Agora, vai disputar o campeonato brasileiro no Maranhão, competindo contra atletas sem deficiência. “Já tenho uma experiência em competições fora da Bahia. E espero trazer mais um título para o nosso estado”.

O campeonato foi disputado por 500 atletas de 17 clubes das cidades de Salvador, Candeias, Madre de Deus, Simões Filhos, Morro do Chapéu, Terra Nova e Macaúbas. As disputas foram no estilo ‘shotokan’, nas categorias ‘katá’ e ‘kumitê’ por equipe e individual.

Trabalho de base

Participaram atletas na faixa etária de 4 a 60 anos e nas categorias ‘Fraldinha’ os destaques foram Marlo Erick, Pedro Augusto, Letícia de Matos e Clara Vitória, todos com 6 anos, resultado do trabalho de base desenvolvido pelos clubes filiados. O evento foi transformado numa grande festa do esporte baiano, com o ginásio lotado, principalmente por familiares dos competidores.

Na contagem geral da competição, o destaque foi a Associação de Karatê Waldir Silva, que ganhou 37 medalhas de ouro, 30 de prata e 19 de bronze. Em segundo lugar ficou a Associação de Karatê Adilson Charles, com 34 medalhas de ouro, 16 de prata e 15 de bronze. Em terceiro, a Associação de Karatê Denilson Pereira, com 12 medalhas de ouro, 11 de prata e nove de bronze.