“Sem dúvida, a aprendizagem conseguida aqui vai nos abrir portas e oportunidade de um trabalho com qualidade, digno e honesto”. Essa é a expectativa de Luíse Inês, formanda e oradora da cerimônia de certificação de 175 jovens do curso de Produção, Edição e Operação de Câmera, do projeto Rede TV Jovem, que faz parte do Programa Jovens Baianos, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Realizada no último domingo (25), no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, a solenidade contou com a presença da titular da Sedes, Moema Gramacho, do coordenador do Programa Jovens Baianos, Jabes Soares, do presidente da ONG Ação Pela Cidadania, André Actis, do coordenador do projeto Rede TV Jovem, Alex Maia, da coordenadora da TV Pelourinho, Cida Castro e do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Póla Ribeiro.

A secretária Moema Gramacho, além de ressaltar o papel da família na formação dos jovens, valorizou o esforço destes na qualificação profissional. “A persistência, vontade e coragem fizeram vocês chegaram até o final. Que possam agora buscar o aperfeiçoamento e continuem acreditando nos seus sonhos”, afirmou. Presidente da ONG Ação pela Cidadania, André Actis, falou dos 1400 jovens formados pelo projeto e do comprometimento que eles tiveram. “Esse trabalho não seria possível se os jovens não acreditassem. Busquem, se interessem pelos cursos”.

Premiação

Durante a cerimônia, que foi marcada pela emoção, em virtude do falecimento de Aureluce Rocha das Virgens, vice-presidente da ONG, houve a premiação dos três melhores produtos audiovisuais das oficinas do projeto. Vencedor com o vídeo “Sonho de Futebol” e contemplado com uma viagem de intercâmbio cultural para a Alemanha, o formando Lucas Ferreira espera que a passagem pela TV Pelourinho renda frutos na trajetória profissional. “A TV teve grande importância na minha vida, pois pude conhecer o mercado de operação de câmera, fotografia, edição e produção. Quero tirar DRT e ser cinegrafista de televisão”, afirmou.