A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), por meio da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), continua realizando obras de reparo e manutenção nas ruas do Centro Histórico da capital baiana. Os trabalhos, neste mês, estão concentrados nas ruas Inácio Acciole, Ordem Terceira e Laranjeiras, no Pelourinho, onde são recuperados telhados e fachadas das casas, além de serviços de limpeza, iluminação pública e restauração dos passeios, com projeto de acessibilidade.

Cerca de 130 homens trabalham diariamente na recuperação dessa área e ainda na pavimentação da rua Alfredo de Brito e da fachada da sede do Olodum, na rua Gregório de Matos. Juntos, engenheiros, técnicos, serralheiros, pedreiros, pintores, carpinteiros e auxiliares intensificam os trabalhos e vão dando uma nova cara ao local.

“O trabalho segue a orientação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) para manter a originalidade das cores da arquitetura local”, explica Beatriz Lima, titular da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder).

Reabilitação

As intervenções, segundo previsões da Dircas/Conde, serão concluídos no final deste mês, quando terá início uma outra etapa, nas ruas João de Deus e J. Castro Rabelo. A obra faz parte do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, que está sendo executado para preservar e valorizar o patrimônio cultural, além de impulsionar as atividades econômicas e culturais da região e propiciar condições para a sua sustentabilidade.

Desde o início da execução das obras de recuperação dos casarões, há dois anos, foram concluídas as intervenções em 461 imóveis, equivalendo a 51% do total previsto para o Centro Histórico de Salvador (CHS). “Estamos desenvolvendo nossas ações na recuperação por blocos de casas, assim mantemos as obras concentradas numa mesma região, o que facilita a execução das atividades e minimizam os transtornos para a população”, afirma Beatriz.

Acordo

O Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador é resultado de um acordo firmado entre as três esferas de governo (União, Estado e Município), e de um convênio com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), da Conder, é responsável pela coordenação e execução das atividades, assim como pela captação de recursos para viabilizar projetos e ações para a requalificação da região. O seu maior desafio é implantar uma estrutura de governança, com um fundo financeiro e um plano de investimentos para atender às necessidades de quem mora, trabalha, visita e frequenta o centro antigo da cidade.