Animadas, olhos atentos a tudo e muita expectativa. Foi assim que estavam as 40 crianças de seis a oito anos da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que desde 1989 atua na prevenção do HIV/Aids e apoia pessoas carentes que convivem com o vírus.

As crianças foram ao Espaço Xisto Bahia, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, assistir ao ‘Festival Xistinho – Arte, Brincadeira e Traquinagem’. Elas riam, pulavam e interagiam com os atores, que entoavam cantigas-de-roda, brincavam e contavam histórias. Muitas, que ficam o dia todo na creche, nunca tinham ido ao teatro. Diego Santos, quatro anos, disse que estava muito contente e gostando de estar ali. Já Samara Souza, nove anos, afirmou que gostava muito de ir ao teatro. “Fica um dia diferente e é muito bom”.

A assistente social das Voluntárias Sociais, Elisângela Alcântara, explicou que o Projeto Arte, Cultura e Lazer tem o objetivo de valorizar a cultura e as políticas públicas do Estado. “A inclusão dessas crianças à cultura é importante, para que elas tenham uma consciência maior no futuro”. Durante este mês, as Voluntárias, através do Projeto Arte, Cultura e Lazer, fecharam parceria com a coordenação do evento para poder proporcionar às crianças das instituições parceiras um momento diferenciado de participação cultural.

Interação sem custo

A diretora do Teatro Espaço Xisto, Isabela Silveira, declarou que o ‘Festival Xistinho’ marca a interação entre as escolas e as creches, que podem levar os alunos sem qualquer custo. O evento acontece durante todo este mês e em novembro, via parceria com o Espaço Xisto Bahia, Biblioteca Pública do Estado da Bahia e Voluntárias Sociais.

Os ingressos dão direito de acesso a uma criança acompanhada de responsável, referente à programação de um dia do evento no fim de semana, com a disponibilidade por data (5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 deste mês ou 2 e 3 de novembro).

Os convites são limitados e os interessados podem solicitar pelo telefone (71) 3117-6079 ou pelo e-mail viva.bpeb@gmail.com, mas é preciso retirar no Viva – Núcleo de Produção Cultural (3º andar), na sede da Biblioteca Pública do Estado, situada na Rua General Labatut, 27, Barris, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Serão contempladas as primeiras 27 pessoas que entrarem em contato através destes canais.

As instituições parceiras das Voluntárias Sociais que vão ao ‘Festival Xistinho’ são Adonai, Nova Semente, Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ciac), Lar Pérola de Cristo, Creche-Escola Mundo Infantil e Sociedade Primeiro de Maio de Novos Alagados.