A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), está ministrando diversas palestras sobre legislação estadual e produção de mudas em ambientes protegidos da praga Clorose Variegada dos Citros (CVC), que ataca os citros. O objetivo é ampliar o conhecimento dos os produtores da região de Cruz das Almas sobre as ações de prevenção e disseminação da doença na cadeia produtiva da cultura.

Uma das instruções aconteceu durante o III Dia do Viveirista de Citros, no município. Os engenheiros agrônomos Ricardo Motta e Orliz Santana prestaram orientações teóricas para os produtores sobre os benefícios da produção de mudas de citros em ambiente telado.

A meta da Adab é consolidar a Portaria 243, de 13 de agosto de 2011, que regulamenta a produção de mudas em ambiente telado, a entrada, o comércio e trânsito das mudas, porta-enxertos e borbulhas na Bahia, garantindo a fitossanidade para as mudas cítricas da Bahia. 

“Queremos tornar obrigatória a produção de mudas e borbulhas cítricas em viveiro telado até 2014. Desde 1º de janeiro de 2013, para fins de comercialização em 2014, a Agência apenas admite a produção de porta-enxertos em ambiente telado”, explica a coordenadora do Programa Fitossanitário dos Citros, Suely Brito.

Estratégia 

Ele diz ainda que há necessidade do setor se organizar para atender a legislação atual, a fim de “minimizar o risco de introdução de pragas para as quais a Bahia encontra-se indene, a exemplo de Huanglongbing dos Citros (Ex-Greening), Morte Súbita e Cancro Cítrico”.

O diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá, afirma que os viveiros telados fazem parte da estratégia de manejo de diversas pragas que acometem os citros. “A muda é a pedra fundamental da citricultura. Ao promover sua produção em ambiente telado, estamos favorecendo o controle fitossanitário, a saúde e a qualidade genética do material”. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) já desenvolve um intenso trabalho nas unidades de borbulhas para dar suporte à produção de mudas no estado.