Nesta quarta-feira (23), as Voluntárias Sociais da Bahia, através do programa Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, em parceria com a Base Comunitária de Segurança de Rio Sena, contemplou 60 gestantes da comunidade com kit-enxoval para o bebê, além de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência do bairro.

A ação foi realizada no espaço Jovem em Ação, em Rio Sena, onde os moradores foram orientados por uma enfermeira da Unidade de Saúde da Família, Manuela Pereira, sobre a importância do uso de métodos contraceptivos, para evitar gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. 

Manuela ministrou palestra sobre cada um dos métodos utilizados para evitar a gravidez, demonstrando como utilizar corretamente o preservativo masculino e o preservativo feminino. Ela falou ainda sobre outros métodos de prevenção, como DIU, pílulas anticoncepcionais, vasectomia e laqueadura. 

Na ocasião, a coordenadora de saúde das Voluntárias, Jussara Lima, afirmou que o objetivo da instituição não é somente presentear as gestantes com o kit-enxoval, mas fazer todo o acompanhamento delas, por meio do pré-natal e de ações socioeducativas, “contribuindo para a redução dos índices de morte materna e neonatal”. 

Eliane Maiara, 19 anos, disse que achou boa a ajuda das Voluntárias, porque não tinha como comprar os utensílios da criança. “Esse kit já me ajudou muito, e ainda dei sorte hoje, porque ganhei um carrinho de bebê que foi sorteado aqui. Estou muito feliz”.

Para Milena Santos, 21 anos, o kit-enxoval vai facilitar bastante, “porque, quando a gente está grávida, tudo fica mais difícil. Agora vou economizar para comprar outras coisas da criança”.