A política estadual de gestão de recursos humanos realizou entre 2007 e 2013 a reestruturação de 80% das carreiras dos servidores do Estado, com ganhos reais que chegam a 50% nos planos de carreira revisados, além de medidas como a meritocracia como critério de ascensão e promoção. Coordenado pela Secretaria da Administração (Saeb), o programa ‘Você Servidor’ amplia o reconhecimento do capital humano, reunindo um conjunto de ações nas áreas de valorização do servidor, desenvolvimento e profissionalização, segurança e saúde.

Segundo o secretário da Administração em exercício, Edelvino Góes, a valorização do funcionalismo faz parte da agenda prioritária da gestão estadual. “O governo tem em sua agenda estratégica a valorização do servidor, entendendo que a construção de uma sociedade melhor e mais justa passa por serviços públicos de qualidade, onde o servidor público tem um papel fundamental”.

Uma das principais garantias de melhoria contínua é a Universidade Corporativa, na qual são desenvolvidas ações de educação corporativa que contribuem para a qualificação profissional do servidor e o aperfeiçoamento da gestão pública e da prestação de serviço à sociedade. Entre 2007 e 2013, foram abertas 84 mil vagas de cursos presenciais e a distância em diversas áreas, por meio de parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Instrutoria

Grande parte dos cursos de aperfeiçoamento é realizada, por intermédio do Programa de Instrutoria Interna, no qual 1,8 mil servidores capacitados podem ser remunerados para ministrar cursos na sua área de atuação, de acordo com as demandas do serviço público.

“Me sentindo valorizada e competente para desempenhar minhas funções, eu tenho muito mais segurança no que estou fazendo, mais cuidado nas funções que exerço, uma visão de como isso vai impactar lá fora e de como posso fazer melhor”, afirma a servidora da Administração, Regina Bergemann.

Prêmios 

No eixo da valorização do ‘Você Servidor’, a atuação dos servidores no serviço público e na sociedade é reconhecida por meio de premiações. Uma delas, o Prêmio Servidor Cidadão, que escolhe as melhores ações realizadas em caráter voluntário pelos trabalhos comunitários, de ação social, sem fins lucrativos, que buscam a melhoria da qualidade de vida, a prestação de serviços, o estímulo à cultura, à capacitação profissional e educacional. Mais de mil ações já foram inscritas em 11 edições, distribui R$ 42 mil entre os 10 primeiros colocados.

O Prêmio de Boas Práticas chega à quinta edição em 2013 dando visibilidade aos servidores, com atuação que estimula a criação de um ambiente de trabalho decente, desenvolvendo ações de estímulo à criatividade, à produtividade, à eficiência, à economicidade e à melhoria da qualidade do serviço público. Além de R$ 32 mil em prêmios, os 10 finalistas têm as ações incluídas no Banco de Boas Práticas.

Descontos 

Abatimentos especiais na aquisição de produtos e serviços pelos servidores públicos estaduais ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo, por meio de parcerias com mais de 300 empresas. É o que oferece o Clube de Desconto do Servidor.

Já o programa Prepare-se, experiência inédita, ajuda os servidores e familiares a planejar a aposentadoria. O objetivo é esclarecer sobre seus direitos e deveres em relação à Previdência, incentivando a integração intergeracional, o trabalho social e voluntário, além de outras atividades que permitam uma renda extra, uma vida saudável e o desestímulo ao sedentarismo. 

Desde a admissão, os servidores contam também com o atendimento itinerante do Balcão Previdenciário para tirar dúvidas sobre os serviços prestados pela Previdência Estadual. O funcionalismo conta ainda com o SAC Servidor, criado para atender exclusivamente aos servidores públicos. Funciona na Boca do Rio, em Salvador, e oferece 85 serviços aos funcionários ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes. Nos dois primeiros meses de funcionamento, a unidade registrou mais de dois mil atendimentos.

Plano e programa para garantir a saúde e o bem-estar

Atendendo às necessidades da área de saúde, os mais de 470 mil beneficiários do Planserv contam com uma rede conveniada, que foi ampliada de 900 para 1.500 prestadores de serviços de assistência médica a servidores e dependentes. Para a servidora Verena de Oliveira, da Saeb, conciliar trabalho de vida é fundamental. “Sou uma pessoa que procura se cuidar e como passamos boa parte de nosso tempo aqui, precisamos de condições que potencializem nosso bem-estar”.

Voltado para a promoção da qualidade de vida dos servidores públicos estaduais, o Programa Bem Viver promove uma série de atividades, físicas, esportivas e socioculturais como a Olimpíada, a Copa do Servidor e os festivais de corais e música. Outros eventos realizados pelo Bem Viver contemplam a área de saúde ocupacional e segurança do trabalho, com feiras de saúde e atividades de prevenção de acidentes.