Mais de 40 shows e eventos abertos ao público acontecem neste mês no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. A programação cultural, quase inteiramente gratuita, é promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

A semana começa com a Maresia do Bloco Cortejo Afro, nesta segunda-feira (10), às 21h, no Largo Pedro Archanjo, que encerra as festividades do Carnaval 2014 do bloco. Os ingressos custam R$ 20. Os demais dias da semana serão shows gratuitos.

Na terça (11), a Banda Marana mostra o suingue do axé em um repertório composto por canções autorais e por clássicos da música baiana. A banda se apresenta no Largo Pedro Archanjo, 21h. No Largo Tereza Batista, às 21h, o reggaeman Thomé Vianna vem com um show marcado por influências e batidas da música brasileira e africana.

No Largo Quincas Berro D’Água, no mesmo horário, a animação fica por conta do grupo Panos e Mangas, que vem se destacando no cenário alternativo da MPB. A noite contará com participação especial dos instrumentistas Gabriel Rosário e Felipe Guedes.

Salsa e blues

A multiplicidade de ritmos e sons invade os palcos do Pelô na quinta (13), no Largo Tereza Batista, às 21h, com o show de Wilson Carvalho, apresentando um repertório que propõe a mistura de elementos da MPB, do samba, funk, salsa e blues. No Largo Quincas Berro D’Água, no mesmo horário, a cantora Geovana Costa apresenta hits de diversos estilos, prometendo não deixar ninguém parado.

Para aquecer o final de semana, na sexta (14), a cantora Gal do Beco representa o autêntico samba de raiz, no Largo Quincas Berro D’Água, horário em que, no Largo Tereza Batista, João Gonzaga mescla músicas autorais e grandes interpretações do cancioneiro imortal brasileiro no seu show para os amantes da MPB. O grupo Afrossamba agita o Largo Pedro Archanjo. Todos os shows às 21h.

Samba solidário

O sábado (15), ser de muito samba no pé com Neto Bala, no Largo Quincas Berro D’Água. Para quem quer se emocionar, Maviael Melo apresenta um show recheado de poesias, cordéis, além de belas músicas da MPB, no Largo Pedro Archanjo.

O Largo Tereza Batista recebe a Banda Reverbação, que reúne influências do rock, do blues, reggae, pop e jazz. No seu repertório a banda traz músicas autorais e sucessos do reggae nacional e internacional. Todos às 21h.
 
No domingo (16), acontece a edição de março do projeto ‘Seja Você um Sambista Solidário’, no Largo Tereza Batista, às 15h. Os ingressos podem ser trocados por 400 gramas ou mais de leite em pó. O Grupo Fora da Mídia traz muito samba de raiz e a cultura do samba de roda do recôncavo para o Largo Pedro Archanjo, às 17h. A programação completa deste mês está disponível na internet.