A mostra ‘Árvore do Esquecimento’, da artista plástica Tina Melo, pode ser apreciada gratuitamente a partir desta quarta-feira (12), às 15h, no Centro Cultural Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, em Salvador. Com visitação até 12 de abril, de terça a sexta, das 9 às 20h, e sábados e domingos, das 10 às 17h, a mostra se baseia nas histórias que rondam a vinda dos negros africanos para o Brasil no processo de colonização.

O projeto foi um dos selecionadas do edital ‘Portas Abertas para as Artes Visuais 2013’, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), por meio da Diretoria de Espaços Culturais (DEC).

Oficina

No dia 22 deste mês, às 14h, acontece a oficina ‘As Histórias que os Nomes Contam’, tendo o foco nas referências culturais iorubá e bantu, contextualizando a forma com que essas civilizações construíam sua linguagem e a formação dos nomes, os quais sempre contam histórias e falam de situações particulares. Durante a aula, serão feitas experimentações e recriações dos nomes dos participantes a partir de suas histórias pessoais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail tinameloproducao@gmail.com. Os interessados devem informar nome, idade, número da carteira de identidade (RG) e telefone. A oferta é de 30 vagas e a idade mínima para participação é 11 anos.