A reurbanização da encosta e ladeira do Pilar, na Cidade Baixa, será concluída em junho deste ano, segundo informa a Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Além da obra do calçamento da ladeira, via de acesso entre a Rua Direita do Santo Antônio e a Avenida Jequitaia, estão previstas as construções de um mirante no meio da ladeira e de equipamentos urbanos para os moradores.

As ações integram o Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, com investimento de R$ 1,2 milhão, e incluem a construção da rede de drenagem da ladeira e a recuperação do jardim da Igreja do Pilar, que ganhará um espelho d´água, formado por uma nascente da encosta.

“A comunidade será contemplada com uma área para recreação e um novo acesso entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, que se encontrava fechado há mais de cinco anos”, explica Beatriz Lima, diretora da Dircas/Conder.

A requalificação do Pilar faz parte de um conjunto de 14 propostas gerais do Plano, que foi elaborado e está sendo executado pelo Governo da Bahia com a participação da sociedade civil.

Moradia

Vizinho ao Conjunto Habitacional Nossa Senhora do Pilar, construído pelo Governo da Bahia para as famílias que foram remanejadas das áreas de risco da encosta, será implantada uma quadra poliesportiva.

“Estamos atendendo à solicitação das 107 famílias que foram previamente cadastradas e residem nos três blocos de apartamentos do conjunto”, afirma Beatriz Lima. Ela lembra que essas famílias também foram beneficiadas com áreas para oficina e centro comunitário.