O que é: início das atividades do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – Estratégia Itinerante.
Local: município de Itapitanga, no território de identidade Litoral Sul, a 458 quilômetros de Salvador.
Data: 22.03.14 (sábado-feira).
Horário: 9h30.
Mulheres com idade entre 50 e 69 anos da região de Itapitanga, no litoral sul do estado, poderão realizar exames para o diagnóstico precoce do câncer de mama na unidade móvel, da Secretaria de Saúde do Estado, que estará no município a partir deste sábado (22). O governador Jaques Wagner participa da abertura das atividades da estratégia itinerante, marcada para as 9h30, na Praça Laudelino Davi dos Santos. As ações de rastreamento serão realizadas nesse local até a próxima quarta-feira (26).
A unidade móvel possui dois mamógrafos, cada um capaz de realizar 70 mamografias por dia. A meta desta etapa do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – Estratégia Itinerante é atender mais de 560 mulheres com o serviço, numa média de 140 atendimentos por dia. As pacientes deverão ter sido encaminhadas para o exame pela Atenção Básica do município.
Após a mamografia, as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas realizarão exames complementares. As mulheres com diagnóstico positivo serão encaminhadas para unidades de alta complexidade em oncologia para o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico, visando à integralidade do atendimento.
O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – Estratégia Itinerante foi iniciado em outubro de 2011 para complementar as ações já desenvolvidas no Estado referentes à Saúde da Mulher. A estratégia já percorreu 183 municípios das 11 Regiões de Saúde e realizou mais de 118 mil mamografias, contribuindo para o acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.