Superar os efeitos da seca prolongada na região do Vale do São Francisco. Com esse propósito, o Governo da Bahia, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no âmbito dos programas Água Para Todos e Mata Branca, no município de Juazeiro, uma capacitação para locação de barragens subterrâneas.

A oficina é uma atividade realizada com aplicação de recursos de R$ 29 milhões, oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a CAR, para construção de 3,5 mil barragens subterrâneas utilizando a distribuição de 98 retroescavadeiras em 98 municípios do semiárido baiano.

A capacitação em Juazeiro aconteceu na quinta-feira (27), envolveu onze cidades da região (Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Jacobina, Jaguarari, Juazeiro, Mirangaba, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Uauá e Umburanas) e contou com módulos teórico e prático sobre a melhor forma de encontrar locações para as barragens.

Todos os municípios participantes das capacitações já receberam as retroescavadeiras, que deverão ser empregadas na construção das barragens subterrâneas, fornecendo água para a produção de agricultores familiares. A demonstração prática sobre o uso da retroescavadeira foi feita na localidade de Sacabretó, no distrito de Junco Salitre, na zona rural de Juazeiro.

“Oitenta e duas retroescavadeiras já foram distribuídas aos respectivos municípios já capacitados. Mais 16 cidades receberão os veículos e também serão capacitadas no curso de pré-locação. Ao todo, 98 cidades vão ser beneficiadas”, explicou o coordenador do programa Água para Todos/CAR, Leonardo Miranda.

Já a subcoordenadora do projeto Mata Branca, Érica Madalena Amaral Lima, disse que a próxima etapa, após a escolha das locações, será um curso de capacitação para a construção das barragens. “A CAR executará o convênio, em parceria com as prefeituras, e prevê a instalação de cerca de 3,5 mil barragens subterrâneas”.

Tecnologia

Segundo o técnico do projeto Mata Branca, João Paulo Pereira, a barragem subterrânea é uma tecnologia que, sendo bem implementada, potencializa e garante a produção das plantas e animais dentro do contexto climático do semiárido. “Esse tipo de barragem armazena água no solo na quantidade certa para que as plantas e os animais não sofram com a irregularidade das chuvas”.

Trata-se de uma tecnologia simples e eficiente, que remonta há dois mil anos. De acordo com João Paulo, há registros de que tenha duração de mais de 50 anos em experiências antigas da Embrapa no Brasil. “Os materiais básicos para implementação, a lona, a brita e o cimento, também estão previstas para serem entregues via convênio”.

Sustentabilidade

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira, “a construção das barragens subterrâneas cumpre o papel de garantir a sustentabilidade do homem do campo, para que ele viva bem. A parceria entre a União, Governo da Bahia e prefeituras reitera o compromisso de criar políticas públicas efetivas para a convivência com o semiárido”.

A região de Juazeiro, enfatizou, enfrenta uma situação de estiagem mais acentuada há três anos. “Sofremos um grande prejuízo na produção de caprinos e ovinos e a construção das cerca de 31 barragens na região vai nos auxiliar de forma fundamental na recuperação dessa cultura, através da dessedentação e para forragem dos animais, bem como no apoio à agricultura familiar, construindo pequenas hortas”.