O município de Caturama, no Território de Identidade da Bacia do Paramirim, encerrou nesta sexta-feira (28) o primeiro ciclo de lançamento das Agendas Municipais de Trabalho Decente, sob a orientação dos técnicos da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Patrícia Lima e Arielma Galvão.

Nesta semana, foram contemplados com lançamentos de Agendas de Trabalho Decente os municípios de Boquira (dia 26); Ibipitanga (dia 27) e hoje, Caturama. Maio próximo será a vez de o município de Araci, integrante do Território de Identidade do Sisal, ser contemplado com esta ação da Setre, coordenada pela Assessoria Especial.

O lançamento da Agenda Municipal de Caturama, realizado na Escola Estadual São Sebastião, contou com a presença de representantes de comunidades, povoados e distritos; além de lideranças de trabalhadores, empregadores, governo e da sociedade civil organizada.

Diálogo

Para o técnico Gileno Nunes, da Secretaria Municipal do Planejamento, Caturama não vai deixar de interagir com a proposta da Agenda Bahia do Trabalho Decente. “Nesse governo, vivemos um processo de diálogo com as entidades, e não será diferente na construção desta agenda”, destaca.

Esta posição de acolhimento foi reforçada pela Câmara Municipal, por meio do vereador Luis Carlos.
A secretária de Ação Social, Darlete Natalice Luz, agradeceu a parceria do Governo do Estado na ação e disse “ser grande a satisfação do município de Caturama em lançar a Agenda Municipal de Trabalho Decente. Vamos focar em nossas possibilidades e trabalhar forte na construção dessa agenda que é de todos”, justifica.

O vice-prefeito Hélio da Mata garante que “o trabalho em Caturama mantém-se em sequência. “Participamos dos eventos anteriores e fizemos parte da Conferência Municipal de Trabalho Decente. Por isso, não ficaríamos de fora da construção da Agenda Municipal, sempre na perspectiva de buscar melhorias e qualidade das relações de trabalho em nosso município”, disse.

Vida digna

Segundo Patrícia Lima, coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, “a proposta da criação das Agendas Municipais aproxima a população da discussão pelo trabalho de qualidade que proporciona uma vida digna, além de criar um ambiente favorável nos municípios para formação de parcerias e atuação em conjunto”.

O compromisso público foi firmado durante o Encontro de Gestores Públicos para Desenvolvimento de Agendas Municipais de Trabalho Decente, realizado em setembro do ano passado.

Os 13 (treze) prefeitos que aderiram à iniciativa do Comitê Gestor para o Programa Bahia do Trabalho Decente (instituído pelo Decreto nº 11.229/2008) – Amargosa, Araci, Boquira, Caturama, Itabuna, Feira de Santana, Ibipitanga, Muniz Ferreira, Retirolândia, São Domingos, Serrolândia,Valente e Vitória da Conquista – foram convidados pela Setre, em 2012, durante o período eleitoral. Na época, eles assinaram a Carta-Compromisso de implantação de Agendas Municipais de Trabalho Decente, caso fossem eleitos.