Neste domingo (6), dia mundial da atividade física, muitos foram movimentar o corpo durante um evento que ocorreu no SESC Aquidabã, em Salvador. A iniciativa na capital baiana fez parte de uma ação promovida nas doze cidades-sede da Copa do Mundo, pelo Ministério da Saúde e pelo Projeto Move Brasil. Em Salvador, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Secretaria Municipal de Saúde, o Agita Bahia e a Hapvida foram os parceiros.

A programação, que se estendeu por toda a amanhã do domingo, contou com aulas de ginástica, alongamento, ritmos e hidroginástica, além de avaliação física e orientações de alimentação saudável. Na abertura do evento, o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, falou da importância das atividades físicas. “Comprovadamente, praticar exercícios reduz o risco de doenças e de internações”, afirmou o secretário.

A participante Carmem Ramos, 54 anos, chegou cedo para o aulão de ginástica. Ela conta que, após ter recomendações médicas, passou a entender o ganho que teria deixando o sedentarismo de lado. “Faço ginástica duas vezes na semana e caminho nos outros dias. Estou tendo mais saúde e meu colesterol, que estava alterado, agora está em níveis normais”, afirmou.

O educador físico Milton Rodrigues ressalta que o propósito maior da atividade física é a melhora na qualidade de vida. “A pessoa ganha mais flexibilidade, há um fortalecimento muscular e também ganho no condicionamento cardiorrespiratório”, disse Milton, que conduziu uma das aulas inseridas na programação.

Prevenção

O sedentarismo é um dos fatores de risco para doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, neoplasias, dentre outras, é o que explica a enfermeira Edna Rezende, da Coordenação de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab. Segundo a profissional, além de auxiliar no controle de algumas doenças, a atividade física também funciona na prevenção. “Na medida em que favorece a qualidade de vida, o exercício físico propicia a promoção da saúde”, explica Edna.