O 2° Distrito Naval, que coordena as ações da Marinha do Brasil na Bahia, Sergipe e Norte de Minas Gerais, tem novo comando a partir desta segunda-feira (7). Em cerimônia realizada na sede do Distrito, no bairro do Comércio, em Salvador, com a presença do governador em exercício, desembargador Eserval Rocha, o vice almirante Luis Henrique Caroli assumiu o posto, em substituição ao vice almirante Antônio Fernando Monteiro Dias, que ficou um ano e 11 meses no cargo.

Durante o discurso de despedida, o ex- comandante Monteiro Dias agradeceu ao Governo do Estado da Bahia, que por meio das polícias Civil e Militar sempre apoiou as ações da Marinha, quando se fez necessário. "Contamos sempre com a colaboração das autoridades baianas em nossas missões e prestamos aqui nosso agradecimento", disse.

O novo comandante será responsável pela coordenação das Forças Armadas na operação de segurança da Copa do Mundo 2014. De acordo com Caroli, "todo o planejamento está pronto, com a Marinha patrulhando o mar, a Aeronáutica o espaço aéreo e o Exército realizando ações de anti-terrorrismo e segurança cibernética".

Presente na cerimônia de troca de comando, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, destacou que a parceria entre as forças de segurança foi essencial para o sucesso do trabalho na Copa das Confederações. "Tivemos uma operação que foi destaque nacional. A Bahia ficou em primeiro lugar no quesito segurança, uma demonstração de profissionalismo e integração muito grande. Temos nossas atribuições definidas, semana passada nós revisamos o plano e está tudo estruturado para o Mundial", disse Barbosa