Sessenta educandos da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) iniciaram, nesta segunda-feira (7), três novos cursos profissionalizantes, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e empresas privadas.

As turmas formadas por adolescentes atendidos na Case Salvador participam dos cursos de pintor de móveis, inglês aplicado ao turismo e agente de informações turísticas. As capacitações serão realizadas pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).

A ação é resultado da parceria com o Governo Federal, que já certificou cerca de 250 educandos. Os cursos do Pronatec já acontecem na Fundac desde 2012, totalizando mais de 1.200 vagas.

Atualmente, estão sendo oferecidos mais quatro cursos nas Cases Juiz Melo Matos e Zilda Arns. São eles: pizzaiolo, garçom, pintor de imóveis e ajudante de pedreiro. Em maio, 20 adolescentes da Case Cia irão iniciar o curso de ajudante de padaria.

Além do Pronatec, os educandos da Fundac também participam de cursos oferecidos pelo Programa Aprendizagem na Medida, uma ação da Fundac, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE/Ba) e empresas privadas.

“As parcerias são de extrema importância para a profissionalização e a inserção no mercado de trabalho dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Estamos muito contentes com os resultados”, destacou a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira.