Estudantes da rede estadual já podem se inscrever na segunda edição do Prêmio Curta Histórias – concurso de vídeos de curta metragem destinado a estudantes da educação básica da rede pública de ensino. As inscrições continuam até o dia 25 deste mês na página.

A iniciativa é do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), e tem o objetivo de incentivar talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas cinematográficas em escolas públicas brasileiras.

Para valorizar a educação quanto às relações étnico-raciais, conforme a Lei Federal nº 10.639/03, que completou dez anos no ano passado, o prêmio terá como tema este ano as personalidades negras brasileiras.

Os estudantes podem participar em quatro categorias: ensino fundamental – anos iniciais; ensino fundamental – anos finais; ensino médio; e educação de jovens e adultos. Cada escola pode inscrever um vídeo de até um minuto, sem contar os créditos, por categoria. Os grupos devem ser formados por um professor ou educador responsável e até cinco alunos.

O prêmio selecionará cinco finalistas em cada categoria. Desses serão escolhidos um pelo júri popular e outro pela comissão julgadora final. Os vencedores serão anunciados na página do Curta Histórias na internet e deverão comparecer à cerimônia de premiação, no Ministério da Educação, em Brasília, no dia 28 de maio.