A implantação de uma agência da Capitania dos Portos em Valença, no Baixo Sul do estado, foi tema de uma reunião articulada pelo secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, com o capitão dos Portos da Bahia, comandante José Corrêa Paes Filho, e a prefeita do município, Jucélia Nascimento, terça-feira (8).

De acordo com o secretário, a prefeitura desapropriou uma área de três mil metros quadrados, próxima ao parque naval, onde existem diversos estaleiros artesanais e também de grande porte. A principal atribuição de uma agência da Capitania dos Portos é fazer o ordenamento marítimo dos mares, rios, lagoas, lagos e costas.

Por ser uma região eminentemente marítima, o objetivo é proporcionar aos usuários da navegação absoluta segurança, a manutenção da sinalização, bem como estimular a formação de mão de obra marinheira.

Carlos Costa ainda tratou da possibilidade de abertura de mais duas agências da Capitania no Sul e Extremo Sul da Bahia, regiões de grande desenvolvimento náutico.