O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e a Universidade Federal Bahia (Ufba) formalizaram convênios para construção do novo campus da instituição, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped), em Camaçari, e do Centro Tecnológico em Energia para pesquisa em campos maduros, na área do Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador.

A secretária estadual Andrea Mendonça recebeu em seu gabinete esta semana a reitora da Ufba, Dora Leal, para a assinatura dos convênios que estão publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (10). “Conceder esses espaços vai contribuir para ampliação e oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área da inovação tecnológica, reforçando o compromisso do Estado com o desenvolvimento e fomento à pesquisa”, disse Andrea.

Os convênios foram reformulados para atender às exigências da Ufba, dando espaço para instalação de dois equipamentos de incentivo à pesquisa – o Centro Tecnológico em Energia, que vai expandir o desenvolvimento do setor em parceria com a Petrobras, e o campus, instrumento de atendimento do Programa de Expansão das Universidades Federais.

O diretor de Tecnologia para o Desenvolvimento Socioambiental da Secti, Ernesto Carvalho, explica que os campos maduros de petróleo são os que estão com produção decadente, onde são utilizadas novas tecnologias para extração. “O Centro Tecnológico em Energia, que será construído no Parque Tecnológico, realizará uma pesquisa de ponta para aumentar a prospecção de petróleo”.