O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (14) mais uma obra do programa Mobilidade Salvador, a ligação entre a Avenida Luís Eduardo Magalhães e a BR-324. A intervenção cria um acesso entre a Avenida Paralela e o Centro da cidade, sem passar pela região do Iguatemi, e entre a San Martin e o Bonocô, sem passar pela Rótula do Abacaxi.

"É uma obra pequena, mas que dá uma utilidade muito grande nos dois sentidos da Avenida Luís Eduardo Magalhães. E tenho certeza de que quando estiverem prontas a Estrada do Curralinho, ligando ao Stiep, e o Complexo do Imbuí, vai melhorar ainda mais e desafogar esse que é o maior nó hoje, a Paralela e o Iguatemi", afirmou o Jaques Wagner, durante a inauguração das vias.

A partir de agora, quem trafegar pela Paralela em direção ao Centro, pode entrar na Av. Luís Eduardo Magalhães, fazer o novo retorno criado no fim da via e em seguida entrar à direita, no acesso criado para a BR-324. Com esse trajeto, é possível ir para o Bonocô ou pegar a Via Expressa em direção ao Comércio.

Para quem vem da San Martin, o acesso evita a passagem pela Avenida Barros Reis e pela Rótula do Abacaxi. Dentro do Mobilidade Salvador também já está projetada a alça de acesso da BR-324 no sentido Salvador para a Av. Luís Eduardo Magalhães, que vai permitir a quem chega a capital ir para a Paralela sem passar pelo Iguatemi.

De acordo com Sérgio Silva, diretor de Obras Estruturantes da Conder, o tempo de percurso deve ser menor com a nova ligação. “A distância aqui é maior, mas como o trânsito é livre, a velocidade é maior e o tempo para acessar o Centro acaba sendo reduzido”, explica.

Logos após a abertura da via, o número de carros que usava o novo acesso ainda era pequeno, mas com o tempo os motoristas vão se acostumar com a nova opção de percurso. Para quem já usou, a ligação permitiu economia de tempo. “Adianta nosso serviço no dia a dia e vai reduzir o trânsito, ficou muito bom”, avaliou o autônomo Nelson Costa.

Mobilidade Salvador

O Programa Mobilidade Salvador está investindo R$ 8 bilhões em obras na capital. Além da ligação Luís Eduardo – BR-324, inaugurada nesta segunda-feira, estão em construção a Estrada do Curralinho, ligando a Luís Eduardo ao Stiep; o Complexo Viário do Imbuí, que facilita o acesso entre a Orla e a Paralela; a duplicação da Av. Pinto de Aguiar, que teve a primeira etapa entregue e será interligada à Avenida Gal Costa, indo até a BR 324; e a Av. 29 de Março, que consiste na duplicação da Orlando Gomes e sua ligação também até à BR-324.

“Com certeza, vamos ter um trânsito na cidade bastante modificado quando essas obras estiverem todas concluídas e com a chegada do metrô agora em junho”, afirmou o governador.

Publicada às 9h10
Atualizada às 11h30