Os 10 mil moradores de Cristópolis, no extremo oeste do estado, contarão com água de qualidade após a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município. A autorização para a licitação da obra foi dada pelo Governo da Bahia na manhã desta quinta-feira (17). Orçado em R$ 25 milhões, o investimento beneficia também as populações dos municípios vizinhos de Cotegipe e Angical.

Executada pelo Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), com recursos do Ministério da Integração, a obra vai permitir a captação da água do Rio Grande para o abastecimento da população da região. A adutora terá 77 quilômetros, com rede de distribuição de 72,5 quilômetros.

A dona de casa Marilene Gomes, 47, precisa comprar água mineral e armazenar água da chuva para beber e realizar as tarefas domésticas, já que a água que cai na torneira vem de poços artesianos, possui baixa qualidade e é insuficiente para lavar roupas, louças e cozinhar. “A água que a gente tem é salobra e às vezes falta, por isso, a gente espera uma água boa há muito tempo”.