O Balé Teatro Castro Alves (BTCA), com 33 anos de trajetória e mais de 50 coreografias, amplia seu repertório com a estreia de dois novos projetos, nesta quarta-feira (30), a partir das 20h. Primeiro o público confere o espetáculo ‘Irrecusável’, que tem coreografia e direção de Clara Trigo, na Sala Principal do TCA, em Salvador. Em seguida, às 20h45, na área do estacionamento do teatro, acontece o do videodança ‘Sob Rasura’, idealizado e coordenado pela bailarina Luiza Meireles. A entrada para os dois eventos é gratuita.

‘Irrecusável’ apresenta trilha sonora original composta e executada por Duda dos Anjos e Neila Kadhí. A proposta do espetáculo, segundo Clara Trigo, é o compartilhamento do desejo de dançar. “Pesquisamos movimentos a partir de referências afro-latinas, ibéricas, nordestinas e até orientais, passando por múltiplas tradições musicais com as quais os dançarinos se sentem motivados a dançar”.

Segundo a coreógrafa, na obra não há explicitamente o flamenco, a capoeira, o maracatu, o samba, a salsa ou o tango. Em cena, o movimento dos bailarinos busca conexões entre arquétipos de beleza e de luta, mesclando referências yorubanas, brasileiras e ibéricas.

Videodança

Acompanhando a reforma do Teatro Castro Alves, com o projeto Novo TCA, iniciado no final de 2013, o Balé TCA também realiza em 2014 o projeto ‘Sob Rasura’, em que se lança na investigação acerca das reformas e transformações físicas e de pensamentos experimentados pelos bailarinos ao longo de seus 33 anos.

Idealizado por Luiza Meireles, com filmes de Alex Soares, preparação corporal de Luiz Roberto da Silva e programação visual de Camilo Fróes, o projeto será apresentado ao público sob nova perspectiva – filme de dança + filme da dança realizado por meio da técnica de animação stop motion + flip book (livro de dedo), baseados em registros visuais realizados no canteiro de obras do TCA.