O Projeto Gente de Valor, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), começou nesta segunda-feira (5) um intercâmbio entre os projetos Paulo Freire (Ceará), Procase (Paraíba), Mais Viver Semiárido (Piauí) e Dom Távora (Sergipe), que acontece até esta sexta (9), em sua sede, em Salvador.

Gente de Valor tem o desafio de compartilhar iniciativas experimentadas e inovações geradas no âmbito de suas atividades executadas e gerar orientações para os novos projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Durante o evento, serão apresentados os processos realizados pelo Projeto Gente de Valor, relacionados à focalização nos grupos sociais mais pobres, ao fortalecimento de organizações da população rural e às ações e lições aprendidas em relação à seleção de comunidades e ordenamento territorial, elaboração de planos de desenvolvimento, projetos técnicos e assessoramento técnico e gerencial prestados às comunidades e suas organizações locais.

De acordo com o coordenador do Gente de Valor, Cesar Maynart, o propósito é que o compartilhamento de conhecimentos úteis, gerados por meio das práticas desses projetos, possam contribuir para novos processos de aprendizagem e para o fortalecimento de capacidades institucionais, melhorando as iniciativas e a gestão desses projetos e envolvendo-os nos processos de gestão do conhecimento no nordeste do Brasil.

A expectativa é que o intercâmbio ajude na criação de uma dinâmica entre os projetos apoiados pelo Fida, no Nordeste, de modo a potencializar sinergias e troca de conhecimento. Ele será executado pelo Gente de Valor, que é co-financiado pelo Fida. Apoia a CAR na sua execução, o Programa Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas para o Nordeste Semiáridas do Nordeste brasileiro (Semear) Fida/IICA/Aecid.