No clima de contagem regressiva para o início da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, daqui a 30 dias, os baianos estão ansiosos para o primeiro jogo na Arena Fonte Nova, em Salvador, programado para 13 de junho.

Durante ação realizada pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, nesta terça-feira (13), na região do Iguatemi, uma das mais movimentadas da cidade, foi possível perceber o sentimento da população em relação ao evento e à seleção Canarinho.

Para intensificar a contagem regressiva, um time animado vestiu camisas que representam o Brasil e as equipes que irão jogar na capital baiana. Com apitos, perucas coloridas e habilidade com os pés, jovens fizeram a alegria de quem passou pelo local andando, de carro ou em transporte coletivo.

A movimentação chamou a atenção da estudante Jéssica Souza, passageira de um táxi que parou na primeira fila, quando a sinaleira fechou, em frente ao shopping. “Achei maravilhoso. Está ótimo. Tomara que o Brasil dê uma resposta para a gente”. Jéssica disse não vai ao estádio, mas vai “torcer em casa com a família”.

Otimismo

O engenheiro de segurança do trabalho, Maurício Gomes Santos, está otimista porque, na opinião dele, os jogadores convocados para a Seleção Brasileira são os melhores. “Acho que Felipão convocou a seleção correta. Agora é buscar o hexa. O importante é ganhar esta taça e, dentro de casa, a responsabilidade é maior”.

De acordo com o produtor artístico Igor leite, como de costume, os soteropolitanos irão receber bem quem vier de outras cidades, estados e países. Ele acredita na tradição brasileira em fazer bonito em campo. “A expectativa é grande e a vontade de que a Copa comece logo também. É um evento mundial que nossa cidade está recebendo. O país só está esperando a taça para poder celebrar”.

Além dos milhares de turistas que estarão na cidade no período dos jogos, segundo informações do Ministério do Turismo (MTur) aproximadamente 3,6 bilhões de pessoas devem acompanhar a Copa 2014, seja pela TV, celular ou outro dispositivo que receba sinais de televisão.

Conforme o titular da Secopa, Ney Campello, a intenção do governo estadual é repetir o sucesso dos outros eventos da Fifa realizados na Bahia. “Fizemos uma grande Copa das Confederações e um grande Sorteio Final. Esperamos repetir o mesmo êxito em junho de 2014”.

O coordenador de marketing da Secopa, Márcio Lima, informou que outras ações estão previstas e com datas marcadas. “A ideia é gerar o sentimento de pertencimento na população. Hoje [terça, 13], fizemos o marco dos 30 dias. Faremos ação semelhante, quando faltarem 20 dias e, a partir de 15 dias, vamos fazer mobilização diária para, cada vez mais, vermos a cidade de verde e amarelo, e as pessoas indo para as ruas torcer pela nossa seleção”.