Mais de 400 pescadores de São Francisco do Conde e Madre de Deus serão contemplados, nesta segunda-feira (9), com a distribuição de embarcações, petrechos de pesca (redes e gaiolas) e freezers. A ação faz parte do projeto Pescando Saberes – realizado pela Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), em parceria com a Petrobras – que visa melhorar as condições de trabalho e renda dos pescadores artesanais e marisqueiras residentes próximos ao Terminal de Regaseificação de Gás Natural – TRBA da Petrobras.

“Este será o primeiro encontro de integração do projeto com os pescadores da região. Serão distribuídas, na ocasião, 30 barcos feitos em fibra de vidro e 30 freezers, ferramentas de grande utilidade para que estes profissionais possam ampliar suas zonas de atuação e melhorar a logística de transporte e armazenagem dos pescados”, explica a subgerente de pesca da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos. As embarcações – que atenderão 90 famílias – possuem 7,60 metros de comprimento e estão equipadas com motor de popa e kit salvatagem.

“Estas são ações iniciais do Pescando Saberes. Até o final do ano atenderemos mais de mil famílias de pescadores em Candeias, Saubara, Salinas da Margarida e Itaparica, não apenas com equipamentos que tragam mais segurança e produtividade, mas também com ações sociais, cursos de capacitação e oficinas de saúde ocupacional”, complementa o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.