A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) está participando da mobilização do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa), em atenção ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho.

Nesta terça-feira (10), o local escolhido foi o Shopping Piedade, onde houve distribuição de panfletos para as pessoas que circulavam na área comercial, com explicações da importância do combate ao trabalho infantil. Na quarta (11), o Fetipa realiza a mesma ação de prevenção no Aeroporto Internacional, na Rodoviária de Salvador e em pontos de pedágio da Concessionária Bahia Norte.

Este ano, a campanha do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FNPETI) tem como slogan ‘Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil’. O Fetipa trabalha ainda com o panfleto que traz a mensagem ‘As 10 razões pelas quais a criança não deve trabalhar’. Na Setre, a ação será igual a do ano passado, na Unidade Central do SineBahia, no Iguatemi. Haverá uma palestra sobre o combate ao trabalho infantil, distribuição do panfletos e explicações sobre os mitos do trabalho infantil, que devem ser combatidos e desconstruídos.

Avaliação do plano estadual

Recentemente, os integrantes do Fetipa avaliaram os avanços, progressos, entraves, e como cada instituição pode colaborar ou continuar colaborando para implantação do Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, que integra o Programa Bahia do Trabalho Decente.

Atualmente o Fetipa está representado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis de Derivados de Petróleo do Estado da Bahia (Sinposba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Fundação Cidade Mãe e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA). Na suplência, conta com as presenças da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra-5);,Comunicação Interativa (Cipó), Secretaria E de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Instituto Mão Amiga e e Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza.