Por meio do projeto Link Aprendiz, do Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (Imic), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) vai realizar nos Centros Digitais de Cidadania (CDC’s) cursos de informática, língua portuguesa, inglesa, conhecimentos gerais, noções de empregabilidade e atendimentos, seminários e palestras com psicólogos e orientadores vocacionais.

Na quarta-feira (11), a Secti e o Imic assinaram, na sede da secretaria, o termo de parceria do projeto, que pretende atender a cerca de cinco mil jovens de comunidades carentes – em dez municípios baianos -, aperfeiçoando a formação dos concluintes do ensino médio.

O objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho, melhorando sua apresentação em entrevistas de emprego e habilidade com a língua portuguesa e inglesa. “Será mais uma vertente de atuação do CDC para fortalecer acesso à informação e cultura nestes municípios”, afirmou a secretária Andrea Mendonça.

O gerente de Projetos do Imic, Jailton Cardoso, disse que o propósito do projeto é “levar conhecimento digital informacional que o mercado de trabalho busca nas pessoas de baixa renda. O público alvo do projeto são os jovens na faixa etária entre 16 e 20 anos, que utilizarão a plataforma Linux Berimbau. Serão dois meses e meio de curso.