A primeira loja de economia solidária do Subúrbio Ferroviário de Salvador será inaugurada neste sábado (14), às 9h, em Paripe, uma das maiores concentrações populacionais da região. Na solenidade de inauguração haverá apresentações de capoeira e dança pela ‘Dandá’, apresentada por representantes de uma comunidade quilombola de Simões Filho.

O espaço público está sendo aberto para apoiar a comercialização de produtos de onze grupos econômicos e solidários que fazem parte do Projeto Rede de Comércio Justo e Solidário, do Centro Suburbano de Educação Profissional (Cesep), entidade beneficiada por meio do Edital de Redes 010/2012 da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Empreendimentos

Segundo Josevaldo Lopes, que dirige o Cesep, a loja de Paripe vai atender a três empreendimentos de Simões Filho e nove do Subúrbio Ferroviário de Salvador, beneficiando um total de 62 pessoas, na sua maioria, mulheres. A loja está localizada em frente à Estação Ferroviária e o projeto representa um investimento de R$ 471.375,00.

Segundo Joana Angélica Paim, assistente do projeto, o público vai encontrar, no espaço de venda, artesanato, velas, roupas masculina e feminina para adultos e crianças, moda praia, roupas íntimas, entre outros produtos manufaturados. Haverá, ainda, um espaço para a comercialização de lanches produzidos pelos empreendimentos econômicos e solidários. “Os clientes vão poder comprar produtos de boa qualidade com preço justo”, afirma.