Soteropolitanos e turistas acompanharam atentos a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em telão montado no bairro do Imbuí e ainda curtiram shows de forró antes e depois da partida. A estrutura montada na Praça do Imbuí faz parte do projeto Forrócopa, uma ação do Governo do Estado de democratização do Mundial, através das secretarias estaduais para Assuntos da Copa (Secopa) e de Turismo (Setur).

Além do Imbuí, um palco e um telão também foram colocados na Praça do Braz, no bairro de Plataforma, para reunir torcedores do Subúrbio Ferroviário de Salvador. No interior do estado, 30 municípios de diversas regiões da Bahia receberão estruturas semelhantes para exibição pública dos jogos do Brasil, como Valença, Cachoeira, Caetité, Simões Filho, Paramirim, Ruy Barbosa e Campo Formoso.

A expectativa é de que mais de um milhão de pessoas acompanhem os jogos da Seleção no estado, o que, segundo o secretário da Secopa, Ney Campello, faz parte da estratégia de aproximar os baianos do que acontece dentro dos estádios, e ainda celebrar a cultura nordestina e as festas juninas. “Além de transmitir os jogos da Copa, criamos esses espaços para homenagear e promover também o São João, abrindo espaço para a apresentação de artistas locais ao lado de grandes nomes do forró”. Nesta quinta-feira (12), o cantor Zelitto Miranda encerra o jogo no Imbuí, e Adelmário Coelho anima os torcedores de Plataforma.

Moradora do bairro da Boca do Rio, Telma Silva, foi acompanhar o jogo com a filha de 12 anos e com amigos, todos de verde e amarelo. “Esses espaços são muito bons porque a gente consegue vir, ver o jogo em segurança, trazer as crianças e aproveitar a festa”.

A próxima exibição pública acontece na terça-feira (17), quando a Seleção Brasileira enfrenta o México.