A celebração dos 191 anos da Independência do Brasil na Bahia, na próxima quarta-feira (2), terá programação especial no Centro Histórico de Salvador. O projeto ‘Esperando o Caboclo’, promovido pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) como uma das ações da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) para comemorar o 2 de Julho, ganha neste ano uma nova edição, com a participação de alas percussivas de alguns dos principais blocos afro e de rua, recepcionando o cortejo cívico na chegada ao largo do Pelourinho pela manhã.

Durante a tarde e à noite, a programação continua, com o ‘Samba da Independência’ nos demais largos do Pelô, berço histórico da Bahia e cenário de lutas pela liberdade e ainda hoje símbolo de resistência e um lugar no qual a cultura se tornou uma forma de manifesto. Em reconhecimento a isso, grupos populares residentes ou com uma história de identificação com a comunidade do Centro Histórico foram convidados para somar suas músicas e cores à festa cívica.

As bandas percussivas dos blocos Didá, Cortejo Afro e Muzenza, além do Bandão Verde Rosa e do cortejo das Filhas de Gandhy, irão se unir no largo do Pelourinho para celebrar a chegada do Caboclo, principal símbolo da data comemorativa. Um grupo de clarins anunciadores participa da recepção.

Durante a tarde, a programação tem continuidade nos largos do Pelourinho. Por sua ligação com a história do Brasil e por tratar de temas como as lutas e conquistas das classes populares, o samba foi escolhido para dar o tom da festa da Independência.

Programação

As atrações começam a se apresentar a partir das 14h30 em todos os largos. No Pedro Archanjo, animam o público os grupos Academia do Samba, Conexão Negra e o sambista Walmir Lima. No Largo Tereza Batista, o grupo Seja Você um Sambista abre a festa, que ainda conta com Anjo Bom e Cristina e Samba Sinfonia. A cantora Rose Belo inicia o samba no Largo Quincas Berro D’Água, seguida por Claudete Macedo e o sambista Firmino de Itapuã.

Volta do Caboclo

No sábado (5), acontece o retorno do Caboclo do Campo Grande à Lapinha. A passagem à noite pelo Largo do Pelourinho será novamente saudada por clarins. Nas ruas, o cortejo das Filhas de Gandhy também festeja, a partir das 18h. A programação artística nos largos começa às 21h, com a cantora Lia Chaves, no Pedro Archanjo, e Emerson Leão, no Quincas Berro D’Água. Mais informações estão disponíveis no site da Secult.

Programação 2 de Julho