A Secretaria da Administração (Saeb) disponibilizou para o corpo de servidores e gestores públicos do Estado a 2ª edição da ‘Gestão Pública – Inovação em Revista’, publicação que registra iniciativas empreendidas pelas secretarias e órgãos da administração pública estadual. O conteúdo reflete o espírito inovador e inquieto de equipes e servidores comprometidos com a busca da melhoria da gestão estadual, pautados em princípios como transparência, eficiência e eficácia, equilíbrio financeiro, combate ao desperdício e atendimento às demandas sociais.

Em 80 páginas, os leitores têm acesso a artigos que apresentam ao corpo de gestores estaduais inovações que servem como fonte de inspiração e exemplo. Um dos textos expõe de que forma a atenção gerenciada referestes aos custos da assistência à saúde colaborou para o equilíbrio financeiro do sistema da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Planserv). A segunda edição de ‘Gestão Pública – Inovação em Revista’ também destaca o trabalho de modernização do Centro Estadual de Oncologia (Cican), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que é referencial em prevenção e tratamento do câncer.

Destaques

Entre os exemplos de inovação apresentados na Revista destacam-se ainda a implantação de uma Rede de Consultores Internos (RCI) para atender à crescente demanda por soluções em gestão e a criação da Coordenação de Valorização do Servidor (CVS). Ligada à Agenda Bahia do Trabalho Decente, a CVS tem como atribuições cuidar, valorizar, estimular e incentivar o servidor, desenvolvendo e executando programas que almejam criar condições favoráveis ao bem-estar sócio-funcional.

Outras iniciativas destacadas na publicação são as voltadas para dinamização das economias locais por meio da inclusão e fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPEs), na modalidade de compras públicas, e a profissionalização dos servidores responsáveis pela condução e execução dos processos licitatórios, acompanhada pela padronização dos processos de compras. Os avanços no controle e acompanhamento do desempenho dos fornecedores e prestadores de serviços que transacionam com o Estado também foram registrados.