Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2010, o projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) já é referência para outros estados nordestinos, a exemplo do Piauí, na área de ensino médio e vem despertando, também, o interesse de unidades de ensino superior. Nos dias 16 e 17 de julho a coordenação do projeto estará na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (700 km de Salvador), para apresentar a experiência e a metodologia do EMITec aos professores da instituição.

A programação, que inclui palestra e oficinas, é fruto da parceria entre a Secretaria da Educação e a UFSB. “A Universidade tem o interesse de aplicar a tecnologia do EMITec à sua realidade, por isso vem conhecendo a nossa experiência há cerca de um ano. No Brasil ainda não existem cursos voltados para esse tipo de tecnologia e o EMITec possui um conhecimento que poucas instituições têm, e assim, acaba sendo uma referência”, revela a coordenadora do projeto Letícia Machado.

Nos dois dias de atividade, os professores da UFSB irão conhecer a metodologia, aspectos pedagógicos e técnicos do funcionamento do projeto. As oficinas, focadas na preparação do professor para o vídeo e na preparação do material pedagógico, irão abordar, entre outros pontos, a postura do professor a exemplo da articulação das palavras e o diferencial do material didático utilizado nesse tipo de aula.

“Enquanto a educação à distância ou com intermediação tecnológica fazem parte do cotidiano de outros países, no Brasil ainda é uma experiência muito incipiente. Nesse sentido, o estabelecimento das parcerias entre instituições é fundamental para o fortalecimento e a disseminação dessa tecnologia. A Bahia vem desempenhando um papel importante para avançarmos em qualidade”, avalia Letícia Machado sobre a parceria firmada entre a Secretaria da Educação e a UFSB.

EMITec

O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica é um projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem. A iniciativa se constitui como uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino-aprendizagem onde não há oferta do Ensino Médio. Em quatro anos de atividade, o EMITec já formou 11.130 estudantes do ensino médio. Atualmente, conta com 17.377 estudantes matriculados, 722 telessalas e 949 turmas, em 430 localidades e 150 municípios do interior da Bahia.