As hepatites virais continuam sendo um grave problema de saúde pública. Por sua distribuição geográfica em todo o mundo, de prevalência variável nas diversas regiões do Brasil, associam-se frequentemente a complicações, como a cirrose hepática e o carcinoma hepatocelular.

Para chamar a atenção da população para o problema e marcar o Dia Mundial de Prevenção e Controle das Hepatites Virais (28), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Coordenação do Programa de Hepatites Virais, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e o Grupo Vontade de Viver, promove neste domingo (27), às 8h30, uma caminhada no Dique do Tororó. Na oportunidade, serão oferecidos testes rápidos para detecção dos vírus B e C, conforme demanda espontânea da população.

No interior, as ações serão desenvolvidas pelos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Assistência Especializada (SAE), Centros de Referência e coordenações da vigilância epidemiológica dos municípios, com apoio das Diretorias Regionais de Saúde.

Hepatites virais

O vírus da hepatite B é 100 vezes mais infectivo que o HIV (Aids) e, segundo a Organização Mundial de Saúde, existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da Hepatite B – 2 bilhões já tiveram contato com o vírus; há aproximadamente 2 milhões de infectados no Brasil; e 1milhão de mortes, por ano, no mundo. O vírus da hepatite C tem cerca de 200 milhões de portadores, e é a maior causa de cirrose e câncer de fígado.

Na Bahia, apesar das subnotificações, foram registrados 23.328 casos suspeitos de hepatites virais no período de 1975 a julho de 2014, destes, foram confirmados 4.007 casos de hepatite A; 4.593 de hepatite B; 3.773 de hepatite C; e ocorrência de 636 óbitos no período de 2006 a julho de 2014.

A vacina contra a hepatite B está disponível para a população desde o primeiro dia do nascimento da criança até os 49 anos de idade nas unidades públicas de saúde. Já a vacina contra a hepatite A entrará no calendário básico para crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses e 29 dias.