A 45ª Regata Aratu-Maragogipe acontece no dia 30 de agosto com a perspectiva de reunir, este ano, cerca de 1.600 participantes procedentes de diversos estados brasileiros e do exterior, com apoio do Governo do Estado. Os preparativos para a realização do evento foram discutidos durante reunião entre o secretário Pedro Galvão e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia Maria dos Santos.

Considerada a maior regata de percurso do Brasil em sua modalidade, a competição é a mais tradicional em águas baianas e chega à 45ª edição em 2014. Com largada na entrada do Canal de Aratu, na Ilha de São João, os participantes irão percorrer 35 milhas na Baía de Todos-os-Santos e Rio Paraguaçu, até a chegada a MaragoGipe.

"Um evento deste porte, na Baía de Todos-os-Santos, é importante para fortalecer o turismo náutico, que se traduz para a comunidade local em trabalho e renda", afirmou o secretário assegurando o apoio da Secretaria do Turismo (Setur) ao esporte. “A revitalização das atividades nos 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos é uma das prioridades do nosso plano de ação”.

Modalidades

As inscrições para a regata podem ser feitas até o final de agosto. Os participantes competem nas modalidades Veleiros de Oceano, Monotipos, Escunas e Saveiros, de diversas entidades náuticas da Bahia, de outros estados e do exterior. Estão confirmadas embarcações e tripulações procedentes da Argentina, Uruguai e Paraguai, e participantes dos estados Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco, entre outros.

A prefeita Vera Lúcia Maria dos Santos explicou que a regata está programada para o dia 30, mas antes dessa data acontecem os festejos do santo padroeiro de Maragogipe, São Bartolomeu. "Agosto é um mês de festa no município", disse. "O dia 24 está reservado à festa religiosa, e preparamos também a programação musical que ainda será divulgada, incluindo apresentações de manifestações culturais como o samba de roda do Recôncavo".