Uma série de atividades está à disposição dos soteropolitanos e turistas adeptos de programas artísticos e culturais. Nesta quinta-feira (31), será realizada, no térreo do Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia(MAM-BA), a abertura da exposição ‘Ficção-científica – Cosmologia – Utopia-distopia’, do pintor, desenhista, professor e crítico Juarez Paraíso, às 18h. Também acontece no Casarão a mostra ‘Entre Sistemas’, com trabalhos do artista Riolan Coutinho, parceiro de Juarez na organização da primeira Bienal da Bahia.

Na sexta-feira (1º), das 18h às 20h, ocorre a segunda etapa do ‘Processo Compartilhado’, encabeçado por Lia Robatto – consagrada coreógrafa paulistana radicada em Salvador. O projeto, já realizado no Casarão do MAM-BA com cerca de 30 artistas convidados, acontece desta vez no Teatro Castro Alves (TCA) e é voltado para o público com formação e experiência artística, como alunos de artes plásticas e visuais, dança, teatro e música, entre outras áreas culturais.

Em ‘Processo Compartilhado’, Lia Robatto – que retorna à Bienal após participar da primeira edição, em 1966 – estimula colaborações individuais e grupais com o objetivo de levantar ideias por meio de corpos em movimento, materiais plásticos, sons e poesia. Informações sobre a programação da 3ª Bienal da Bahia podem ser obtidas pelos telefones (71) 3116-8007 e 3117-6137 ou no site do evento.

Solar de Virote

Para celebrar as três décadas de funcionamento, o Cine Teatro Solar Boa Vista Solar Boa vira a noite com 30 horas de programação, dentro do projeto Solar de Virote, neste fim de semana. Entre as atrações, shows de blues, sambatrônica e intervenções urbanas. Paralelamente, além de uma feira montada na área comercializa artesanato e alimentos. A programação está disponível no blog do cine teatro.

Pelô
No bairro mais famoso da capital baiana, o Pelourinho, o fim de semana também promete ser agitado. A Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), preparou uma programação especial para o mês de agosto, quando tradicionalmente se celebra o folclore nacional.

No primeiro sábado do mês, dia 2, quatro espetáculos gratuitos integrantes do Festival Cultura Popular Viva aguardam os públicos infantil e adulto. O Teatro Lambe Lambe da Bahia irá apresentar um mundo de fantasias escondido numa antiga caixa de retratos, onde toda a ação acontece exclusivamente para o olhar do espectador. A apresentação será no Largo Pedro Archanjo, às 16h, e a reapresentação está marcada para o dia 9 (sábado), no Largo Quincas Berro D’Água.

Ainda no sábado, o Largo Quincas Berro D’Água será palco do espetáculo ‘Três Irmãs do Sertão’, às 20h30, e da apresentação solo de Márcia Fernandes, às 21h30. A peça, que será reapresentada no dia 21, no Largo Pedro Archanjo, transporta um texto original do russo Anton Tchecov para o sertão nordestino com ritmo e dinâmica apoiados em referências da cultura popular de Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga. Já a artista Márcia Fernandes, atriz e cantora, traz um trabalho musical repleto de diversidade em sua linguagem rítmica, literária e interpretativa. A artista retorna ao palco do Largo Quincas Berro D’Água no dia 23.

E para as crianças, a Cabriola Cia de Teatro realiza neste sábado (2), às 17h, a peça ‘Cordel das Fábulas Fabulosas’, com texto que segue a estrutura da literatura de cordel, contando histórias protagonizadas por animais, que ao mesmo tempo ilustram experiências e vivências do próprio ser humano. O grupo retorna ao Pelourinho no dia 9, no Largo Quincas Berro D’Água, também às 17h. A programação completa do Festival Cultura Popular Viva pode ser acessada no site do Pelourinho.