Técnicos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) estão em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, desde o dia 30 de julho, participando da operação integrada de proteção, segurança e fiscalização durante a Romaria do Bom Jesus, considerada a terceira maior do Brasil. A iniciativa tem a parceria da Defesa Civil municipal e diversos órgãos do Governo do Estado.

O objetivo é proteger a população do município e os romeiros de riscos de qualquer natureza. Uma barreira sanitária foi instalada na entrada da cidade com a finalidade de orientar o público quanto aos cuidados para evitar acidentes e a proliferação de doenças durante a festa religiosa. As ações para atender aos 800 mil romeiros provenientes de várias regiões da Bahia e do Brasil, que devem visitar o santuário durante o período festivo, iniciado julho, incluem ainda a fiscalização de acampamentos, áreas de lazer, entre outras.

O superintendente da Sudec, Salvador Brito, destaca as ações da Defesa Civil em grandes eventos como imprescindível para garantir a proteção global da população. A equipe da Sudec fica no município até esta sexta (8) e retorna às atividades em setembro, quando acontece a Romaria de Nossa Senhora da Soledade, festa que também registra grande fluxo de turistas.