A Empresa Bahia de Turismo – Bahiatursa participa da quarta e quinta etapas do projeto ‘Turismo 2014-Tendências, desafios e oportunidades’ no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente, nos dias 19 e 26, com a capacitação de 600 agentes de viagens para vender e promover o destino Bahia.

A iniciativa consiste em palestras motivacionais proferidas por Luis Paulo Luppa, autor do livro ‘O Vendedor Pit Bull’, e apresentações sobre o destino Bahia, por meio de vídeo institucional da Bahiatursa, CD de capacitação e debates sobre informações atuais do cenário turístico baiano.

O projeto é uma realização do Jornal Mercado & Eventos, em parceria com a Trend Operadora, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Avianca e Bahiatursa, única empresa oficial de turismo patrocinadora do evento no Brasil.

No evento haverá receptivo, com uma baiana caracterizada distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim, e um espaço para divulgação dos produtos, serviços, zonas turísticas e roteiros da Bahia, com a entrega de material promocional.

O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, afirma que o objetivo principal do evento é fomentar o destino Bahia. “Vamos ainda capacitar os agentes de viagens para que realizem uma venda segura e com excelência, reforçar o destino como o maior e melhor do Nordeste brasileiro, aumentar a comercialização dos produtos oferecidos pelo trade baiano e o número de visitantes para a Bahia”.

A pretensão do projeto é capacitar 2.400 agentes de viagens dos principais mercados emissores de turistas, apresentando as 13 zonas turísticas baianas, segmentos, roteiros e os melhores produtos e serviços. A iniciativa está sendo realizada nos principais mercados do Brasil, tendo passado por Salvador, em abril, Recife e Fortaleza, em maio. Os próximos estados são Porto Alegre (9/9), Belo Horizonte (14/10) e Curitiba (25/11).

Segundo dados Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), de 2011, de todos os estados brasileiros, São Paulo é o maior mercado emissor de turistas para a Bahia. Ocupa a primeira posição no ranking, com 33% do total de turistas que visitam o estado. O Rio de Janeiro é o terceiro maior mercado emissor, com 10%.