Criada para representar, institucionalmente, os 417 municípios do estado, a União dos Municípios da Bahia (UPB) celebrou, na noite desta segunda-feira (18), 50 anos de fundação. Realizado na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, o evento reuniu diversas autoridades, entre elas, o governador Jaques Wagner, o secretário estadual do Turismo, ex-secretário executivo e um dos fundadores da UPB, Pedro Galvão, e a atual presidente da entidade e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes.

Após participar da reinauguração do prédio, que passou por reforma, o governador foi uma das personalidades homenageadas com a Medalha de Honra ao Mérito Municipalista pela atuação em defesa do desenvolvimento local. Ele destacou o papel da UPB para o fortalecimento do municipalismo na Bahia. “Dos elos federativos, o município é o que está mais perto do povo. Digo sempre que prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vereadoras são os heróis da política nacional. São quem, no primeiro momento, recebem a demanda, a reclamação do povo”.

Durante a inauguração de uma sala de café, com o nome da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, que morreu em julho deste ano, o governador ressaltou as qualidades de Rilza e reiterou condolências aos familiares, os quais também prestigiaram o evento.

Avanços

Na oportunidade, Maria Quitéria afirmou que, em meio século de funcionamento da UPB, houve importantes avanços. “Além de termos constatado que o município é o lugar onde você faz tudo acontecer, conseguimos a valorização por parte do Congresso Nacional em olhar, de forma diferenciada, todas as lutas e causas municipalistas. Elas reverenciam o poder do povo brasileiro”.

O secretário Pedro Galvão disse que recebeu do então governador da Bahia, Lomanto Júnior, o convite para que, junto com os prefeitos baianos, fosse criada a entidade. A União dos Municípios da Bahia nasceu em 13 de agosto de 1964. O evento comemorativo das cinco décadas estava marcado para a quarta-feira (13), mas foi adiado em decorrência da morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos.

Também receberam medalhas o comandante da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, o procurador geral do Estado, Rui Cruz, o diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), José Araripe, e os secretários estaduais César Lisboa (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), Edvaldo Brito (Assuntos Estratégicos), Maurício Barbosa (Segurança Pública), Nilton Vasconcelos (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), Pedro Galvão (Turismo) e Washington Couto (Saúde), entre outras personalidades.