Uma visita guiada pelas instalações da Arena Fonte Nova nesta terça-feira (19) encerrou com ‘chave de ouro’ a reunião do Conselho de Esporte e Lazer do Estado da Bahia. Liderados pelo diretor Geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Elias Dourado, e acompanhados pela chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nair Prazeres, os conselheiros participaram de uma palestra com o representante da Fonte Nova Participações (FNP), Gustavo Aires, sobre as demandas apresentadas pela Fifa durante a Copa do Mundo.

Gustavo disse que o sucesso do Mundial de Futebol 2014, na Bahia, é fruto de uma sinergia de cooperação que envolveu as equipes do Comitê Organizador Local (COL), Fonte Nova Participações, e da Fifa. “O manual de operação do estádio descrevia, em detalhes, como tudo deveria ser feito. Mas, o que realmente facilitou foi o bom relacionamento entre as partes”.

Aires lembrou, ainda, que o fato de a FNP ter assumido a co-responsabilidade das operações, em todas as áreas possíveis, – exceto a de alimentação -, e da postura diferenciada da sua equipe no agir “é que os benefícios finais ao processo apresentaram os resultados desejados por todos”.

Visita guiada

Após a apresentação, os conselheiros foram convidados a realizar uma visita guiada pelas dependências da Arena Fonte Nova. Juntos, puderam ver ‘in loco’ todo o conforto, tecnologia e versatilidade do estádio, percorrendo camarotes, mirante, arquibancadas, vestiários, salão de mídia, lounges, até chegar ao gramado. Todos os conselheiros elogiaram a Arena Fonte Nova e lembraram de ter sido eleita pelos torcedores como o melhor estádio, em operação, segundo pesquisa realizada pelo site Uol.

“Aqui, aconteceram alguns dos maiores momentos de brilho da competição, quando foram realizados seis jogos e 24 gols assinalados. Foram mais de 300 mil torcedores”, adiantou Elias Dourado, que representou o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, também presidente do Conselho.