Moradores do bairro de São Caetano e imediações estão recebendo atendimento médico e odontológico e diversos serviços gratuitos, nesta sexta-feira (22), em comemoração ao aniversário de um ano da Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro. Durante todo o dia serão oferecidos, na sede da unidade, testes rápidos de HIV, aferição da pressão, medição de glicemia, corte de cabelo e palestras sobre saúde, entre outros temas.

Os policiais também organizaram um campeonato de futebol de salão com agentes das bases de segurança de outros bairros, como Rio Sena, Fazenda Coutos, Uruguai e São Caetano, com entrega de troféus e medalhas para as equipes finalistas.

Pela manhã, os policiais militares e membros da sociedade civil se reuniram na Casa Paroquial de São Caetano em uma cerimônia ecumênica, seguida de um café da manhã, como parte da celebração do primeiro ano de trabalho no bairro. O evento teve a participação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, que falou sobre a importância das bases comunitárias como uma ferramenta que leva segurança, tranquilidade e ações sociais para os bairros. “Essa interação entre o trabalho da polícia e o cotidiano das pessoas é fundamental para a realização do bom serviço que temos prestado para a redução dos índices de criminalidade”.

A celebração ainda contou com uma apresentação de percussão na quadra de esportes de São Caetano, com crianças e adolescentes do bairro ligadas ao projeto social Unjira Quinã. Músico do Olodum, Bartolomeu Nunes, mais conhecido como mestre Memeu, é professor da turma e acredita que a realidade do local mudou com a presença mais próxima da polícia. “É importante essa junção da base com as associações comunitárias para os meninos entenderem que policial não é inimigo, mas que está aqui para cooperar e ajudar”.

Com 21 anos e integrante do grupo do mestre Memeu, Rogério dos Santos é morador do bairro e fez o teste rápido de HIV. “Essa é uma oportunidade de fazer esse tipo de exame e ainda receber atendimento médico e de dentista, que muita gente não teria condição de pagar”.

BCS

A Base Comunitária de Segurança de São Caetano é uma unidade do Pacto Pela Vida Local, ligada à 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Pirajá. Inaugurada em agosto de 2013, possui cerca de 60 policiais militares, além de câmeras de videomonitoramento e viaturas que realizam rondas na região.

Para o comandante da 9ª CIPM, major Romeu Nascimento, a comunidade "abraçou" o trabalho da unidade. “A comunidade de São Caetano sabe que pode nos procurar a qualquer hora do dia e, até para os chamados que não competem à PM, tentamos direcionar para os órgãos competentes, não deixando a população sem resposta, e, por isso, nossa presença foi bem recebida”.