Em continuidade ao Programa Educação para o Consumo, o Ibametro Móvel mantém o calendário de visita aos municípios baianos neste segundo semestre. Importante canal de atendimento à população, a unidade itinerante do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) está percorrendo, no mês de agosto, as cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na primeira quinzena, o Ibametro Móvel esteve em Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias e Dias D’Ávila. No total, foram atendidas 4,1 mil pessoas, beneficiadas com as instruções de técnicos do Ibametro sobre os seus direitos nas relações de consumo de produtos e serviços.

A ação aconteceu principalmente em praças públicas por serem locais de grande circulação dos habitantes locais. Escolas da rede pública de ensino também foram visitadas com o objetivo de formar a consciência crítica em crianças e adolescentes, futuros consumidores. “Importante ressaltar que as pessoas têm vontade de conhecer melhor o universo da metrologia, se interessam em saber como os produtos e serviços são fiscalizados pelo Ibametro e, principalmente, aproveitam a oportunidade para esclarecer dúvidas a fim de reconhecer irregularidades nas relações de consumo”, destaca o gestor da Coordenação de Relações Empresariais e Sociais (Corem), Aristeu Badaró.

Unidade itinerante

No Ibametro Móvel, a equipe faz uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão referentes à fiscalização de produtos e de instrumentos de medição, além de outros serviços prestados à população. Nessa orientação ao consumidor é enfatizado o impacto desses serviços no dia a dia do cidadão, nas mais simples ações cotidianas. O objetivo é promover a confiança nas medições e na qualidade dos produtos e serviços colocados no mercado, bem como fornecer orientações sobre riscos de acidente de consumo.

“Uma maior conscientização das pessoas possibilita que exijam seus direitos nas relações de consumo. Esse comportamento tende a impactar em melhorias do setor produtivo em função da competitividade das empresas no mercado, contribuindo para um círculo virtuoso de desenvolvimento econômico-social, sustentável e seguro em nosso estado”, esclarece a diretora-geral do Ibametro em exercício, Rosário Muricy.

A ação visa ainda atingir comerciantes interessados em aperfeiçoar seus negócios e prestadores de serviços diversos, que poderão obter informações sobre a importância da qualidade para o alcance de melhores resultados. O conhecimento passado pela equipe da unidade itinerante também é acessível às crianças, já que é utilizada linguagem pedagógica para traduzir ao público infantil o matemático mundo dos pesos e medidas. Para tanto, são apresentados vídeos educativos, revistas em quadrinhos, cartilhas e outros materiais elucidativos.

O cidadão é também orientado para, em caso de haver alguma dúvida ou denúncia sobre as relações de consumo, ligar diretamente para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800 071 1888. A ligação é gratuita de qualquer ponto do estado.