Conhecer as experiências bem-sucedidas no âmbito da segurança alimentar e nutricional por meio dos programas sociais do Governo do Estado. Esta é a principal proposta da missão não governamental do Timor Leste, no sudeste asiático, e São Tomé e Príncipe, na África Ocidental, que visita a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) na próxima segunda-feira (1º).

A agenda inicia às 11h, no Restaurante Popular do Comércio, que oferece aproximadamente 2,3 mil refeições diárias, com base em produtos da agricultura familiar, ao custo de R$ 1,00 cada, atendendo ambulantes, desempregados, aposentados, pessoas em situação de rua, além de famílias que sobrevivem com renda mínima. Durante o encontro, serão distribuídos produtos doados pelas cooperativas de agricultores familiares da Bahia.

Organizada pelo Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop), integrante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/Ba), em parceria com a entidade Actionaid Brasil, a ação continua, a partir das 14h, no auditório da Sedes.

Durante a agenda, a superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar (Siaa), Rose Pondé, apresenta outras ações que promovem a segurança alimentar e nutricional, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos, Programa de Aquisição de Leite (PAA Leite), Nossa Sopa e Programa Cisternas.

Na sequência, o secretário executivo do Grupo Governamental de Segurança Alimentar (GGSAN), Flávio Bastos, fará a exposição do painel sobre a ‘Política de SAN na Bahia’. Após o encontro, a delegação seguirá para o município de Camamu, no sul do estado, onde conhecerá as experiências da agricultura familiar, PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e organização social das comunidades.