Criadores de bovinos e caprinos do centro norte da Bahia já dispõem das condições para o abate dos animais seguindo todas as exigências sanitárias. Na tarde desta quinta-feira (28), foi entregue o Frigorífico Regional do Piemonte da Chapada – FrigoCezar, durante evento no município de Miguel Calmon, com as presenças do governador Jaques Wagner, da primeira-dama Fátima Mendonça, e do secretário de Relações Institucionais, Cícero Monteiro.

Com capacidade para o abate diário de 300 bovinos e 200 caprinos/ovinos, o empreendimento vai gerar 100 empregos diretos e mais de 300 indiretos. O frigorífico tem 3,4 mil metros quadrados de área construída e começa a funcionar na próxima segunda-feira (1º). Durante o evento, o diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio, entregou o certificado de inspeção à diretoria da empresa.

Emílio explicou que o frigorífico passou por um processo rigoroso de avaliação desde a construção civil até as questões sanitárias. “Cumpridas todas estas etapas, a Adab, por meio do Serviço de Inspeção Estadual, chancela [o empreendimento] e dá o cetificado anuindo a inspeção”. Segundo o sócio-diretor do grupo, Edno Lima, foram investidos R$ 7,5 milhões na planta frigorífica, que é a quarta da FrigoCezar na Bahia, e mais de 350 criadores da região já se cadastraram para fazer o abate no local.

De acordo com o governador, o investimento no frigorífico é importante porque, além de aquecer a economia regional, vai realizar o abate inspecionado. “As exigências sanitárias estão cada vez maiores. Queremos que a carne, seja de bovino, de caprino/ovino ou outra, chegue à mesa do baiano preservada de qualquer contaminação ou doença”. Segundo Wagner, desde 2007, o número de frigoríficos dobrou na Bahia.

Mão de obra

Boa parte da mão de obra do matadouro é formada por jovens da região. Para alguns, como Carlos Iadson Moura, 19 anos, este é o primeiro emprego. “Minha carteira de trabalho está sendo assinada pela primeira vez. Pra mim é uma satisfação muito grande ter aberto esta porta. Quero me firmar nela [na empresa] e seguir em frente”.

O frigorífico está localizado às margens da BR-131, em um local considerado de fácil acesso. Os investimentos fortalecem o Programa de Regionalização e Descentralização do Abate no estado. Para o sócio-diretor da FrigoCezar, Manoel Mairton, além da boa oferta de mão de obra, o fato de não haver outro frigorífico na região interferiu na escolha do terreno. Os investimentos públicos do governo estadual em infraestrutura também são destacados pela empresa. “As estradas são excelentes. Este é um ponto positivo a agradecer ao governo, que privilegiou nosso estado com rodovias”.

Entrega de tratores

Na ocasião, Wagner entregou as chaves de quatro tratores para a Associação dos Produtores Rurais do Rio Sul, a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Várzea dos Bois, a Associação dos Produtores Rurais do Covas e a Associação dos Pequenos Produtores de Brejo Grande de Baixo. A presidente da Associação do Covas, Joana Estevão, afirmou que 100 famílias da localidade serão beneficiadas. “É uma comunidade carente que vive da agricultura familiar. O trator vai ajudar a levar água, leite e qualquer coisa que precise ser carregada”.

O governador também assinou ordem de serviço para construir a primeira etapa do Centro de Comercialização Regional de Jacobina e autorizou a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) a abrir processo licitatório para obras de melhorias do Estádio José Rocha, também em Jacobina.

Unidades em construção

Ainda com a finalidade de combater o abate clandestino na Bahia e assegurar carnes saudáveis ao consumidor, outros 20 frigoríficos estão em construção no estado, sendo 13 com recursos estaduais e sete da iniciativa privada. A previsão é que, nos próximos 240 dias, sejam entregues pelo governo estadual abatedouros em Araci, Valente, Itaberaba, Barra, Santa Rita de Cássia, Paramirim, Medeiros Neto, Itanhém e Iguaí.

Os estabelecimentos são construídos com recursos estaduais em Bom Jesus da Lapa e Morro do Chapéu, e as obras dos frigoríficos de Valença e Remanso já foram licitadas. Todos terão capacidade de abate entre 30 e 100 animais por dia, tanto da cidade onde estão instalados, quanto dos municípios circunvizinhos. O investimento total do Estado é de R$ 43 milhões, incluindo as obras e os equipamentos.

Publicada às 15h50
Atualizada às 18h